Serviços

Polissonografia

Informações:

A Polissonografia é um exame no qual se monitora as funções neurológicas, respiratórias e cardíacas durante o sono. Na maioria das vezes é realizado à noite, mas pode eventualmente ser realizado durante o dia, normalmente para o diagnóstico da narcolepsia (sonolência excessiva durante o dia).
Pode ser realizado na residência do paciente ou em um dos quartos do Day Clinic do Hospital Pró-Cardíaco com total conforto, segurança e silêncio. Durante todo o exame o paciente é assistido por técnicos de enfermagem especializados em Polissonografia. É um exame não invasivo, indolor e não envolve qualquer risco ao paciente.
Sensores são colocados em locais determinados do corpo do paciente para avaliar seu padrão de sono. Não é administrado nenhum medicamento durante o exame e os medicamentos permitidos são aqueles que o paciente faz uso regular.
A monitorização neurológica se dá através de sensores que são usados para verificar as funções cerebrais, os movimentos oculares, a tensão da musculatura facial e o movimento das pernas.
A monitorização respiratória mede o fluxo de ar durante o sono, a presença de roncos, os movimentos respiratórios torácicos e abdominais.
Na monitorização cardíaca, um sensor que é colocado no dedo de uma das mãos (oxímetro de pulso), mede a frequência cardíaca e os níveis de oxigênio no sangue, além de sensores no tórax para a medição das ondas cardíacas.

Polissonografia para Titulação de CPAP
O CPAP (Pressão Aérea Positiva Contínua) é um equipamento usado na avaliação da pressão ideal para eliminar as apneias, hipopneias (redução sem cessação do fluxo de ar), roncos e despertares durante o sono.
Indicada normalmente após o exame de Polissonografia convencional com o diagnóstico confirmado de Apneia Obstrutiva do Sono.
Neste caso o técnico de enfermagem selecionará a melhor máscara para a realização do exame e que proporcionará maior conforto ao paciente durante o sono. Serão realizadas as mesmas avaliações da Polissonografia convencional; neurológicas, respiratórias, cardíacas, além do uso do CPAP.

Indicações de Polissonografia:

  • Avaliação de excessiva sonolência diurna, com ou sem roncos;
  • Suspeita de apneia obstrutiva do sono;
  • Titulação de CPAP;
  • Presença de hipertensão arterial, doença coronariana ou insuficiência cardíaca com sintomas noturnos;
  • História de acidente vascular cerebral com sintomas noturnos;
  • Avaliação de taquiarritmias ou bradiarritmias se tiverem sintomas noturnos;
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) que apresente hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca ou policitemia;
  • Crises convulsivas noturnas;
  • Suspeita de movimentos anormais de pernas durante o sono;
  • Suspeita de bruxismo noturno;
  • Distúrbios do ritmo circadianos do sono (alteração dos horários “normais” do sono).