Serviços

Ultrassonografia Endobrônquica – EBUS

O que é:

É um exame minimamente invasivo desenvolvido para a coleta de material e para análise citológica e/ou histológica, com ou sem estudo imunohistoquímico das afecções que acometem os pulmões, os gânglios do mediastino e dos hilos pulmonares, como o câncer de pulmão, infecções, sarcoidose e outras doenças inflamatórias.

Como é:

O exame é realizado sob anestesia geral ou sedação consciente sob máscara laríngea ou entubação orotraqueal. Utiliza-se o broncofibroscópio especialmente desenvolvido ao qual se encontra acoplado um aparelho de ultrassom – com transdutor lateral ou radial – que localizará e orientará a biópsia aspirativa com agulha fina através da parede brônquica com coleta do material biológico. É um procedimento realizado em regime ambulatorial na maioria das vezes, raramente necessitando que o paciente permaneça no hospital por mais de quatro horas. A internação hospitalar, entretanto, será necessária nas intercorrências clínica como dessaturação significativa, insuficiência respiratória ou hipotensão arterial.

Quais indicações:

As principais indicações do exame são: diagnóstico e avaliação dos estágios do câncer de pulmão; das massas e gânglios mediastinais neoplásicos ou não (linfomas, sarcoidose, tuberculose, histoplasmose), re-estadiamento após terapia neoadjuvante, diagnóstico de tumores pulmonares adjacentes às grandes vias aéreas e traqueia.

Quais as contraindicações:

As complicações do exame são incomuns, entretanto, estão descritos na literatura raros casos de pneumotórax, pneumomediastino, hematoma do mediastino e infecções.

Leve desconforto respiratório, tosse, febre e discreto sangramento após biópsias podem acontecer mais frequentemente.

Quem pode realizar:

Homens e mulheres.

 Preparo:

É necessário, além da solicitação do exame pelo médico assistente, a avalição clínica e todos os exames realizados pelo paciente como; laringoscopia, broncoscopia, radiografia do tórax, tomografia computadorizada do tórax e exames laboratoriais.

Chegar 1 hora antes do horário agendado.

Documentos pessoais.

Vir acompanhado de adulto responsável. Segundo a lei brasileira É OBRIGATÓRIA à presença de um acompanhante maior de 18 anos, sem o qual o exame não poderá ser realizado.

ATENÇÃO: Para suspensão dos medicamentos descritos abaixo, o médico que solicitou o exame deverá ser comunicado previamente pelo paciente.
-Suspender por 7 dias os medicamentos antiagregantes-plaquetários como, por exemplo: Plavix, Clopidogrel, Reopro, Persantin, Ticlid, Agrastat, Marcoumar, Iscover e Brilinta.
-Suspender por 7 dias os anticoagulantes como, por exemplo: Marevan, Coumadin.

-Suspender por 8 horas: Heparina subcutânea, Clexane, Enoxaparina, Nadroparin, Fraxiparine, Heparina IV, Hemofol.

-Suspender por 48 horas (obs: na presença de insuficiência renal crônica, suspender por 5 dias): Xarelto (rivaroxabana) – Xa, Eliquis (Apixabana) – Xa, Arixtra (Fondaparinux) – Xa, Pradaxa (Dagigatrana) – lla.
-NÃO precisa suspender: Aspirina, AAS, Buferin, Naproxeno, Ginkgo Biloba, Somalgin, Diclofenaco, e outros AINES.

Não dirigir nas 24h após o exame com anestesia/sedação.

Veja aqui como agendar seu exame